sexta-feira, 15 de maio de 2009

Santa Catarina o Ano Inteiro


As belezas naturais e um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil fazem de Santa Catarina um estado único, onde o turismo acontece o ano todo, tanto nas principais cidades turísticas como nos recantos históricos.



















Litoral Norte

O Litoral Norte catarinense é encantador. Destacam-se, na paisagem paradisíaca, Balneário Camboriú, mais famoso e freqüentado balneário de toda a região Sul do Brasil; São Francisco do Sul, terceira povoação mais antiga do Brasil, e Bombinhas, capital regional do mergulho.

É um litoral com muitos contrastes. Cidades com infra-estrutura e programação intensa para atender os visitantes, como Itapema e Itajaí, dividem espaço com pacatos e tranqüilos vilarejos de pescadores, como Barra do Sul, Barra Velha, Piçarras, Penha, Governador Celso Ramos.

O fluxo turístico está concentrado durante a temporada de verão. Mas há opções de lazer e divertimento o ano inteiro. Especialmente no outono, quando as paisagens ficam ainda mais luminosas e as águas permanecem quentes, perfeitas para o mergulho. O Beto Carrero World, em Penha, quinto maior parque temático do mundo, funciona todo o ano. E as cidades portuárias de Itajaí e São Francisco do Sul, que têm recebido os grandes navios de cruzeiro turísticos nos últimos anos, têm vida própria, com destaque para as atividades culturais.


Ilha de Santa Catarina

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis

Florianópolis é uma cidade excepcionalmente bela. Quem a visita, entrega-se a seus encantos e sempre volta. Capital do estado de Santa Catarina, é formada por uma grande ilha oceânica, com 424,4 km², e uma pequena península continental com 12,1 km², totalizando 436,4 km². Aproximadamente 300 mil pessoas moram na ilha e nos bairros do continente. Durante a temporada de verão, esta população ultrapassa 1 milhão de pessoas, entre moradores e visitantes. Floripa, como é conhecida pelos turistas, hoje, é um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.

É uma cidade de contrastes. Sua face urbana, formada pelo centro, pela região continental e pelos balneários turísticos, vive no ritmo do século XXI. Porém, nas comunidades rurais do interior da ilha e nas pacatas povoações de pescadores à beira-mar, o tempo ainda obedece o vaivém das marés, o passar das estações e as mudanças da lua.

Esses contrastes fazem com que Florianópolis tenha um estilo de vida próprio, só seu, traduzido em qualidade de vida - a cidade detém o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano entre todas as mais de 5.000 cidades do país. Não por acaso, Florianópolis é apontada como a capital com melhor qualidade de vida do Brasil.

Praça da Alfândega, Florianópolis

Infra-estrutura turística completa
Florianópolis tem capacidade para realizar grandes eventos, como congressos, convenções, competições esportivas, shows e espetáculos. Há mais de 100 hotéis de categoria superior ou turística - são 16.000 leitos apenas na rede hoteleira. Existem, ainda, pousadas, muitas de nível internacional. Ao todo, são aproximadamente 500 meios de hospedagem. O Aeroporto Internacional Hercílio Luz é campeão em vôos charters durante a temporada de verão. E os transatlânticos turísticos começam a aportar na cidade. A infra-estrutura de serviços, entretenimento e lazer é completa, com grandes shoppings, danceterias, bares e centenas de restaurantes - a gastronomia local é baseada em frutos do mar, mas existem casas especializadas em todo o tipo de culinária.



1 Águas Mornas
2 São Pedro de Alcântara
3 Santo Amaro da Imperatriz
4 Palhoça
5 Biguaçu
6 São José
7 Guarda do Embaú
8 Pinheira
9 Florianópolis


Litoral Sul


Farol de Santa Marta

De Garopaba a Laguna, o verão fervilha. Calmas e pacatas no inverno, quando a beleza natural se acentua, Garopaba e Imbituba chegam a receber até 100 mil turistas na temporada. Em Imbituba, fica a famosa Praia do Rosa.

Laguna é cidade histórica. Ali fica o Marco de Tordesilhas e a casa onde nasceu a heroína brasileira Anita Garibaldi. Ao todo, 600 prédios e monumentos já foram tombados pelo Patrimônio Histórico na cidade. Os maiores atrativos são o Farol de Santa Marta, a Lagoa Imaruí e o Carnaval. Ao Sul de Laguna, ficam balneários familiares como Rincão, Arroio do Silva e Morro dos Conventos.

Próximo ao litoral, em direção ao interior, fica Gravatal, estância hidromineral com boa estrutura hoteleira instalada.

Praia do Rosa, Imbituba

1 Praia Grande
2 Sombrio
3 Nova Veneza
4 Araranguá
5 Criciúma
6 Içara
7 Urussanga
8 Orleans
9 Gravatal
10 Tubarão
11 Laguna
12 Imbituba
13 Garopab


Caminhos dos Principes


Estação Ferroviária, Joinville

A região do Caminho dos Príncipes inclui Joinville, maior cidade de Santa Catarina, e importantes centros econômicos do estado, como Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. A colonização européia - alemães, suíços, italianos, noruegueses, franceses... - deixou marcas em quase todas as cidades, emprestando a elas uma forte característica cultural. Entre os atrativos naturais dessa região estão as cachoeiras de Corupá e o cenário bucólico de Campo Alegre, Rio Negrinho, Porto União...

Centro de São Bento do Sul

1 Porto União
2 Canoinhas
3 Mafra
4 Rio Negrinho
5 São Bento do Sul
6 Campo Alegre
7 Corupá
8 Jaraguá do Sul
9 Joinville


Vale Europeu

Castelinho da Malwee

O Vale Europeu é um pedaço da Alemanha no Brasil. Percebe-se essa característica na arquitetura, na culinária e no artesanato, nos jardins bem cuidados, nas ruas limpas, no povo educado, nas festas de outubro. Blumenau é a mais conhecida. Pomerode, a mais germânica. Indaial e Timbó também preservam essa cultura e são bonitas de se ver. A região ainda tem lagos, montanhas e cavernas, próprios para o ecoturismo e os esportes ligados à natureza.


Arquitetura enxaimel, Pomerode








1 Victor Meirelles
2 Rio do Sul
3 Presidente Getúlio
4 Lontras
5 Ibirama
6 Rodeio
7 Timbó
8 Indaial
9 Po


Planalto Serrano

São Joaquim

O Planalto Serrano catarinense é a região mais fria do Brasil. E é o único lugar no país onde a precipitação de neve é certa - todos os anos a paisagem verde-amarelada de araucárias, coxilhas (campos ondulados) e taipas (muros de pedra) torna-se branca, mesmo que por poucos dias, no inverno. Nestes dias, até as águas das cachoeiras congelam.

É uma região de campos de altitude, florestas e grandes cânions. Nos campos, ficam as fazendas, algumas com serviços de hospedagem. A região é ideal para o turismo rural. Lages, maior cidade do Planalto Serrano, há dois séculos era entreposto comercial no Caminho dos Tropeiros, no qual era feito o transporte de gado entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Hoje, a cultura campeira, cujos ícones são o homem do campo, as fazendas e o cavalo, é predominante na Serra Catarinense. Algumas das fazendas que oferecem turismo rural são centenárias. O frio, as histórias de tropeiros contadas ao pé do fogo de chão,
o pinhão, o chimarrão, o camargo (café misturado com o leite saído na hora, bebido ao pé da vaca) criam uma atmosfera especial, repleta de calor humano e hospitalidade.

Lages

1 Lages
2 São Joaquim
3 Urupema
4 Urubici
5 Bom Jardim da Serra
6 Bom Retiro
7


Enacantos do Oeste

Museu do Vinho, Videira

O Oeste é uma vasta região que, geograficamente, pode ser situada entre a BR-116 e a divisa com a Argentina. No centro desse território ficam Irani e outras cidades que foram palco da Guerra do Contestado, episódio militar que marcou a região e cuja história permanece viva nos museus, nos monumentos e na memória das novas gerações.

A riqueza étnica é outra característica da região. Os italianos são em maior número, responsáveis pelo surgimento das maiores cidades, como Chapecó, pólo regional no Extremo Oeste. A cultura italiana se manifesta de forma especial em Videira, Tangará e Pinheiro Preto. Na pequena Frei Rogério, uma colônia de japoneses surpreende os visitantes: as tradições são preservadas com rigor e celebradas em festas tradicionais como a Florada da Cerejeira. Destacam-se, ainda, pela boa estrutura turística e por seus atrativos, as cidades de Treze Tílias e Fraiburgo.

A região Oeste tem muitas atrações naturais, com destaque para as fontes de águas termais existentes em diversas cidades da região.

Monumento do Contestado, Irani

1 Itapiranga
2 São Miguel do Oeste
3 Caibi
4 Palmitos
5 São Carlos
6 Águas de Chapecó
7 Quilombo
8 Chapecó
9 Itá
10 Concórdia
11 Irani
12 Piratuba
13 Treze Tílias
14 Joaçaba
15 Tangará
16 Pinheiro Preto
17 Videira
18 Caçador
19 Fraiburgo
20 Frei Rogério
21 Curitibanos

fonte:www.sc.gov.br
















Nenhum comentário:

Postar um comentário