quarta-feira, 13 de maio de 2009

Imigração Açoriana em SC

Imigração Açoriana em SC



O arquipélago dos Açores foi descoberto em 1.427 por Diogo de Silves, piloto de El-Rei de Portugal.
É composto por 9 ilhas:- São Miguel, Pico, Graciosa, Faial, São Jorge, Terceira, Santa Maria, Flores e Corvo.
A povoação das ilhas se fez a partir de 1.439 por ordem do rei Dom Afonso de Portugal.
Os Açores sempre foi integrado a Portugal, hoje é uma Região Autónoma, com Assembleia e Governo próprios.
Localizados em pleno Oceano Atlântico, entre a Europa e a América do Norte, os Açores desenvolvem-se no paralelo de Lisboa com as latitudes de 39°43’/36°55’ N. As nove ilhas têm uma superfície total de 2.333 km2 . A maior ilha é São Miguel com 747 km2, o a Ilha do Pico, monte com 2.351 m, é a maior altitude dos Açores e de Portugal. Açores fica a 2 hs de avião até Lisboa. A população da Região é de 237.795 habitantes. O clima do arquipélago é temperado marítimo, oscilando a temperatura média entre 14 º C no Inverno e 22 ºC no Verão.

História - As primeiras referências às ilhas dos Açores aparecem em documentos portugueses da primeira metade do século XV. O povoamento destas ilhas teriam começado nesta época, não só com portugueses, oriundos principalmente do Algarve e do Alentejo, mas também com flamengos.
Ao longo da história do arquipélago registaram-se diversos movimentos de emigração, especialmente para o Brasil e para os EUA. A sua importância estratégica manteve-se até ao século actual, tendo-se instalado no arquipélago, durante a Segunda Guerra Mundial, bases dos Aliados, continuando hoje os EUA a usufruir desta localização. Encontram-se nos Açores inúmeras casas brasonadas, igrejas e vários fortes.
Em 1983 e 2004, respectivamente, a UNESCO reconheceu Angra do Heroísmo e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico como Património Mundial, e, em 2007, classificou as ilhas do Corvo e Graciosa como Reservas da Biosfera.

Imigração para o Brasil - Em 1.692 chegaram 260 casais de Açorianos em Nossa Sra. do Desterro (atual Florianópolis)em Santa Catarina.
No início do século XVIII, S. Catarina consistia em 3 núcleos de povoações:- S. Francisco do Sul, Nossa Senhora do Desterro e Santo Antonio dos Anjos da Laguna. Grande parte dos imigrantes ilhéus foi instalada no então município de Laguna, - Santa Ana, Vila Nova, e outra ainda foi reenviada para o Rio Grande do Sul, então parte da Capitania de Santa Catarina.

Entre 1748 e 1752 houve 10 grandes levas de casais oriundos das Ilhas de Açores e Madeira que chegaram a S. Catarina.
Em fevereiro de 1748 chegavam à Ilha de SC, 461 pessoas, as quais no curso de março imediato estavam sendo instaladas em Lagoa da Conceição pelo Governador da Capitania Brigadeiro Silva Paes. Até o ano de 1756, totalizando cerca de 6000 pessoas. São fundadas as "freguesias" de São Miguel, Santo Antônio, São José, Enseada do Brito, Vila Nova e Garopaba do Sul, todas no continente fronteiriço à Ilha de SC (Florianópolis), possibilitando a colonização e povoamento de S. Catarina.
A Orla catarinense foi colonizada por Açorianos que se dedicavam a agricultura e pescaria.

São José da Terra Firme (hoje: S. José) - recebeu 182 casais vindos da 3ª leva de imigrantes, perfazendo um total de 1.555 pessoas maiores e 204 menores.

Primeiros açorianos em S. José - SC: José Caetano Pereira, Manoel Machado Gomes, Joaquim da Roza, João Silveira, Zeferino José da Silva, Maria Enriques (viúva de Estevão Ruiz), Manoel Gutierres da Silva, João Silveira da Silva, Francisco da Roza da Silva...

Os limites da Freguesia de São José ia até Lages e a intenção era colonizar e cultivar essas terras. Não deu certo, pois os Açorianos gostavam da região do litoral, do mar e da pesca como era em suas terra natal Açores - Portugal.

A cultura açoriana ainda se faz presente, em certas localidades como Araranguá, Imaruí, Laguna, no sotaque, costumes seculares, como o de contar estórias e lendas fantásticas, fazer rendas e redes de pesca, bordados, cultivar ervas medicinais e comemorar as festas do mar e do Divino Espírito Santo. A festa do Divino nos Açores foi influenciada pela devoção que a Rainha Isabel dedicava ao Divino Espírito Santo e os ilhéus pediam sua proteção contra as catástrofes naturais, a dureza da vida e o isolamento das ilhas, aliados à fama dos milagres operados pelo Espírito Santo e a tradição se manteve e foi trazida para o Brasil.
Manezinho da Ilha
Casa dos Açores

Calcula-se que entre 1822 e 1900 perto de 1 milhão de portugueses do Continente e das Ilhas emigraram para o Brasil. A imigração continuou no Século XX. Na década de 1911 a 1920, emigraram para o Brasil 2.740 açorianos. Na década de 1921 a 1930, foi de 3.401 o número de açorianos emigrados.

Fontes de Pesquisa:

  • Livro: "São José da Terra Firme" - Autores: Gilberto Gerlach e Osni Machado
  • Livro: "Pouso dos Imigrantes" - de Toni Vidal Jochem
  • "História de Florianópolis Ilustrada" de Carlos Humberto P.Corrêa
  • Arquivo Público de Santa Catarina
  • Arquivo Eclesiástico de Santa Catarina (Mitra Arquidiocesana de Florianópolis).
  • Centro de Conhecimentos de Açores
  • Imigração Açoriana em SC
  • Açores

Nenhum comentário:

Postar um comentário