segunda-feira, 20 de abril de 2009

Culinaria

Refeição Campeira

Feijão Mexido

O feijão mexido é, normalmente, o aproveitamento das sobras do feijão. Se houver charque e outras carnes, devem ser desfiados ou cortados em guisado miúdo. Frita-se mais uma cebola, um pimentão e uma pimenta verde bem picados. Ponha o feijão a esquentar. Quando ferver, junte os temperos com a gordura e um molho de tempero verde picadinho, e misture bem. Depois de 5 minutos, retire a panela do fogo e misture lentamente a farinha de mandioca, até engrossar o feijão. Tampe a panela e leve ao fogo por mais 10 min, mexendo de vez em quando

Arroz Carreteiro

Os ingredientes: 1/2 kg de charque, 1/2 kg de arroz, 1 cebola, 3 dentes de alho.

A preparação: Aferventar o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar 5 horas de molho. Picar o charque em guisado médio e colocar na panela para fritar. Se o charque for gordo, colocar menos gordura. Esmagar o alho e picar juntamente com a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, colocar a cebola e o alho picados para fritarem. Juntar o arroz e deixá-lo fritando um pouco. Colocar água fervendo até dois dedos acima do arroz. Provar o sal e cozinhar em fogo baixo

Charque no espeto

Os ingredientes: 1,5 kg de manta de charque gordo e 1 kg de farinha de mandioca

A preparação: prepara-se de véspera, deixando o charque dormir de molho. Se possível, troca-se a água (quente) uma ou duas vezes durante a noite. Dia seguinte, espetar e assar na brasa, de longe, expondo ao calor primeiramente a parte magra.

A servida: fazer um pirão frio, misturando farinha de mandioca com água fria, sem sal, que é pra tirar o sal do charque. Mistura-se no mesmo prato e é só comer

Mocotó

Os ingredientes: 4 patas de gado muito bem lavadas, 1 coalheira, 2 kg de mondongo, 1 tripa grossa, 1/2 kg. de lingüiça, 1 kg. de feijão branco, 2 colheres de sopa de óleo, 2 cebolas, 4 tomates, temperos, 1 dente de alho, ovos duros picados.

A preparação: Pôr a carne a ferver (de véspera), em água fria, com todos os temperos, até despegar o osso das patas. Deixar de véspera, também, uma ou duas xícaras de feijão branco de molho. Cozinhar o feijão e reservar. fazer um refogado com cebolas, tomates, alho, louro, salsa, cebolinha e aí refogar os miúdos picados e a lingüiça em pedaços. Acrescentar a água em que foram aferventados e deixar ferver bastante. Meia hora antes de servir, juntar o feijão branco. Enfeitar com ovos duros e tempero verde picados.

Puchero

Puchero, sopão com muito vegetal e carne de peito (às vezes com costela e até lingüiça), mas sem tutano e sem pirão, é o prato típico das tradicionais correntinas, muito apreciado pela gauchada fronteiriça após as lides campeiras.

Os ingredientes: 3 kg de carne de peito; 1 rabada; 1 kg de batata doce; 1 kg de batata inglesa; 1 kg de aipim; 6 espigas de milho; 2 couves-flor; 1 kg de abóbora; 1 molho de cenoura; 1 molho de nabo; 5 chuchus; 1 repolho grande; 3 molhos de couve; 6 tomates (sem pele); 6 cebolas; 2 molhos de tempero verde; 2 pimentões; 4 pimentas verdes; 1 kg de farinha de mandioca; 1 kg de lingüiça

A preparação: Ponha uma panela grande ao fogo (de preferência num fogo-de-chão), com água pela metade; 3 colheres (das de sopa) de sal; as cebolas, os tomates, os pimentões cortados em 4 pedaços, as pimentas verdes cortadas ao meio. Deixe levantar fervura. Corte a carne de peito em partes, a rabada na junta e a lingüiça em pedaços de mais ou menos três dedos. Coloque a batata doce, se for grande cortada em 4 pedaços, se for pequena em 2; a cenoura cortada em 2 pedaços; o milho verde quebrado em dois; o nabo cortado ao meio; o chuchu cortado em 4 e o aipim em pedaços de mais ou menos 4 dedos.

Deixe fervendo por mais 20 minutos e coloque a abóbora em pedaços médios e a batata inglesa cortada ao meio. Tenha à mão 3 bacias ou formas onde colocará os ingredientes que deverão ser retirados assim que ficarem prontos. As carnes, os legumes e as verduras, separadas em cada recipiente. Por último, coloque a couve-flor sem o talo, porém não muito desfeita, o repolho desfolhado.

Verifique e corrija o sal sempre que necessário. Quando estiver tudo cozido, retire a panela do fogo e vá colocando a farinha de mandioca lentamente, mexendo sempre, até conseguir um pirão no ponto médio, mais para o duro. Esquente os recipientes e sirva em pratos separados. Está armada a competição para ver quem come mais.

O puchero, um detalhe, entra muito bem assim depois de uma churrascada, quando ninguém mais quer saber de carne. Esta receita é para 12 pessoas, isso se ninguém se distrair e perder a vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário