segunda-feira, 20 de abril de 2009

Como Surgiu o MTG-SC

Conheça mais sobre o tradicionalismo em Santa Catarina

O MTC (Movimento Tradicionalista Catarinense), foi fundado em 18/05/1973, com Estatutos publicados à página 22 do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, n° 9872, de 07/11/1973, declarado de utilidade pública pela Lei Estadual n° 5941 de 17/09/1981, hoje encontra-se sediado na cidade de Lages, junto ao Parque de Exposições Conta Dinheiro. Em seguida passou a denominar-se ATGESC (Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina).

O MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), foi fundado em 29/07/1985, devidamente registrado no Registro de Pessoas Jurídicas em São Joaquim/SC, Livro A - Folhas 145 a 147, sob n° 097 e data de 10/09/1985, sediado no Parque de Exposições da cidade de São Joaquim.

Reunidas em Assembléia Geral conjunta, na cidade de Otacílio Costa, previamente convocada nos termos dos respectivos Estatutos Sociais, RESOLVEM, tendo em vista a Identidade de seus objetivos, fundir-se em uma só Entidade Tradicionalista, coordenadora das atividades das Entidades filiadas, e que sucederá as que se fundem em todos os seus direitos e obrigações, passando a reger-se pelos presentes Estatutos Sociais.

Sob a denominação de Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, com a sigla de MTG-SC, fica constituída uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que se regerá pelos presentes ESTATUTOS SOCIAIS e pela Legislação Pertinente.

A Sociedade ora constituída resulta da fusão das Entidades MTC (Movimento Tradicionalista Catarinense), e MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), já identificadas no preâmbulo e lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

A critério da Diretoria, a sociedade poderá manter escritórios ou filiais em qualquer parte do território catarinense.

O MTG-SC, tem por objetivo congregar os Centros de Tradições Gaúchas, entidades afins, pessoas jurídicas ou físicas e preservar o núcleo de formação e filosofia do Movimento Tradicionalista.

Compete, ainda ao MTG-SC, preservar as expressões Movimento Tradicionalista Gaúcho, Centro de Tradições Gaúchas, Movimento Tradicionalista Catarinense, Associação Tradicionalista Gaúcha do Estado de Santa Catarina, bem como as siglas MTG, CTG, MTC, ATGESC, evitando o uso inadequado das mesmas e sua utilização na denominação de entidades não identificadas com o objetivo do MTG-SC, perante a Tradição Gaúcha do Estado de Santa Catarina.

O Termo Gaúcho e respectivas variações, tal como, é aqui entendido, não significa apenas o natural do Rio Grande do Sul, mas sim o homem do campo das Regiões meridionais da América do Sul, tomando-se por Pátria do gaúcho e origem de sua Tradição à terra, que começa nos pampas da Argentina, se estendendo no Uruguai e pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O telurismo resultante, já não se restringe a essas regiões limítrofes, tendendo a espraiar-se por todos os rincões da Terra Brasileira.

Incluem-se expressamente em objetivos sociais do MTG-SC, o incentivo aos esportes, as promoções culturais, o amparo às ciências, à literatura ligada ao campo, e tudo o mais que possa incrementar o amor à tradição gauchesca de Santa Catarina, sem distinção de credor políticos, partidários ou religiosos, inadmitida qualquer discriminação em razão de cor ou raça.

O MTG-SC, terá foro e sede na Cidade e Comarca de Lages/SC, em endereço à Avenida Luiz de Camões - Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Os Investimentos do MTG-SC, só podem ser efetuados no território do Estado de Santa Catarina, visando seus objetivos sociais.

O MTG-SC atualmente encontra-se subdivido em 16 (dezesseis) Regiões Tradicionalistas, cada uma sob o comando de seus Coordenadores Regionais Campeiros e Artísticos.

A Estrutura Administrativa do MTG-SC é composta pelos seguintes órgãos: Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Coordenadorias Artísticas e Campeiras e Departamentos.

O MTG-SC foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Estadual n° 7942, de 09/05/90.

O MTG-SC está inscrito no Cadastro Geral do Contribuinte - CNPJ, sob n° 75.439.125/0001-11.

O Endereço atual da Entidade é Avenida Luiz de Camões, SN - Parque de Exposições Conta Dinheiro, Caixa Postal 224, CEP 88520-000 - LAGES/SC. Fone/Fax 049 3225-3671 E 3225-1323

A Entidade conta atualmente com 534 CTGs, 1.866 Piquetes de Laçadores e 26.300 sócios

O Presidente atual é o senhor ÉDIO SCHWEITZER, residente em Palhoça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário