quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Centauro do Sul


Parceiro histórico dos gaúchos, o cavalo crioulo, tem origem de animais de linhagem Lusitana trazidos para as américas por Hernán Cortés no séculoXVI, que dispersados pelos campos, cruzaram entre si, e que ganharam uma conformação mais rústica devido aos aspectos climáticos e geográficos do continente.

São animais de porte mediano, com uma conformação morfofisiologica extremamente adaptada, ao clima e topografia da região, mostram-se fortes e resistente.

Extremamente difundido na américa do sul, principalmente na bacia cisplatina e região sul do Brasil, o cavalo crioulo é muito utilizado no manejo do gado, e em provas campeiras da tradição gaúcha, entre outras tantas como enduro rural e croos country.

Teve sua imagem destacada durante a revolução Farroupilha (1835 - 1845), utilizado em grande parte devido a sua robustez e agilidade além da grande docilidade e fácil manuseio.

Hoje encontra-se difundido em praticamente toda américa. No Brasil a ABCCC (Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo) é quem determina os padrões da raça, registro de animais e provas de confirmação, como o já tradicional Freio de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário