quarta-feira, 17 de junho de 2009

Conhecendo o Contestado

A luta do sertanejo contra a força estabelecida pelos seus direitos legítimos e por condições dignas de vida, gerou o conflito que mobilizou quase a totalidade dos contingentes militares nacionais, justificou 13 expedições e cerca de 20 mil vitimas, bem como o emprego, pela primeira vez, de aviões em missões militares no Brasil.


Para o Contestado, foram destacados cerca de oito mil soldados, além de vaqueanos, e capangas dos Grandes coronéis, vindos de todos os lados do país e financiados, pelo governo federal com apoio das oligarquias da época.


O exercito evitou ao máximo o conflito aberto em vista de sua primeira investida ter sido desastrosa resultando em 27 mortos, 21 feridos e três desaparecidos nas tropas federais e 37 mortos entre os sertanejos defensores do reduto, este sendo considerado uma das piores batalhas no inicio da revolução.


Os militares utilizavam à tática de cercar os redutos, impossibilitando, os caboclos de se locomoverem, e realizarem qualquer tipo de comercio seja de peles ou de erva mate por armas e mantimentos, resultando num verdadeiro genocídio étnico. Além do rendimento em massa de sertanejos devido à fome, no inicio de 1915.


Os jagunços queixam-se que o coronel Artur de Paula e outros chefes políticos lhes tomaram as terras que habitavam e agora lhes impedem de recorrer às terras devolutas do Governo, por se terem apossado delas pessoas conhecidas e que tem facilidade de obter dos governos, grandes territórios nos dois Estados (apud PEIXOTO, 1995: Vol. I p. 78).


A guerra teve se derradeiro fim em 1916, deixando um saldo estimado de 30 mil mortos, dos quais seguramente dez mil morreram de fome nos redutos sertanejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário