terça-feira, 8 de maio de 2012

Cultivo Protegido


Muitas vezes nos deparamos com situações q nos obrigam a tomar decisões, uma delas é sobre a utilização de estufas para produção.
Abordaremos alguns assuntos q podem ajudar a tomar a decisão da forma mais correta .
A decisão de se cultivar em ambiente protegido deve vir depois de uma avaliação criteriosa do mercado e das necessidades climáticas e sanitárias da cultura em questão.
Inúmeros são os fatores a serem levados em conta ao se projetar o ambiente protegido. A estrutura deve ser tal que atenda a exigência do cultivo. O cultivo nas chamadas estufas foi em grande parte desacreditado no Brasil por se esperar que uma estrutura coberta com plástico fizesse “milagres” em produtividade.  Este foi o grande erro que levou muitos agricultores a desistir da atividade. Uma vez que se saiba o que produzir e que se tenha o mercado será necessário responder algumas perguntas.
 A primeira indagação que se faz é: do que proteger o cultivo?  Excesso de radiação, chuvas, geada, insetos?
A segunda pergunta é: O benefício da produção protegida dará sobrepreço? O lucro vem da produção fora de época, do produto sem uso de defensivos, ou do aumento da produtividade?
A terceira pergunta é: O custo da estrutura que é necessária para produzir tal hortaliça em tal época é pagável pela produção? Só uma estrutura coberta com plástico é suficiente, ou será preciso acessórios para modificar o microclima?
Uma vez respondidas tem-se o tipo de estrutura de proteção para se cultivar e só então se fará à pergunta: como manejar o ambiente protegido? Para responder analisarão em separado todos os fatores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário