terça-feira, 8 de maio de 2012

Cultivo Protegido - A Temperatura da Água e da Planta


A Temperatura da Água e da Planta
A temperatura da água ou da solução do solo é de fundamental importância, pois a cada grau que se eleva há mudanças na absorção de nutrientes. Por exemplo, com água ou substrato acima de 35ºC o Cálcio, Boro e Zinco apresentam dificuldades extremas de absorção e de translocação na planta. O sintoma da falta de Cálcio em tomates e pimentões é o “fundo preto” e na alface tem-se a “queima de bordos”.
Por outro lado, com temperaturas baixas, mais precisamente abaixo de 15ºC muitos nutrientes também não são absorvidos, como por exemplo, o fósforo.
Como a água tem alta capacidade de armazenar energia, a forma mais fácil de evitar que ela se aqueça é evitando o excesso de radiação solar, o que consegue usando mulch no caso de cultivo no solo, ou em hidroponia, usando canaletas claras no sistema NFT ou placas claras no sistema DFT além de uma malha termo-refletora adequada.
Para cada cultivo de flor, folhagem, ou hortaliça há um manejo adequado, pois cada espécie tem sua exigência. Apenas como exemplo, baseado nas experiências no estado de São Paulo os melhores resultados do manejo de malhas termo-refletoras em alface na primavera e no verão de 2000 foi usando a malha na fase de mudas em 100% do tempo.
Após transplante utilizando a malha durante 4 a 7 dias inteiros e depois disso diminuindo a quantidade de horas até chegar ao meio do ciclo quando as plantas devem permanecer a pleno sol. Após esta fase só se usa a malha termo-refletora em horários muito quentes do dia.
Os recursos disponíveis para evitar o resfriamento do ambiente a níveis indesejáveis são: os aquecedores de ar, aquecedores de água, malha termo-refletora, plástico térmico e cortinas laterais.  Tecnicamente, o ideal é ter todos estes recursos, porém devido ao aspecto econômico deve-se decidir entre elas ou algumas delas. As cortinas laterais, os filmes e as malhas térmicas são as mais econômicas. Os filmes e as malhas térmicas são eficientes em conservar o calor de irradiação e podem livrar completamente as plantas do perigo das geadas de inversão térmica, pois conserva a energia que ficou acumulada nos corpos durante o dia. As cortinas laterais, por sua vez podem evitar que ar frio adentre a estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário