segunda-feira, 14 de junho de 2010

Espécies Forrageiras para o Sul do Brasil

A alimentação de bovinos sempre foi e sempre será um dos maiores desafios da pecuária, não só em Santa catarina, como em todo Brasil.
Para tanto estamos disponibilizando a relação e alguns dados técnicos sobre algumas espécies forrageiras para serem utilizadas na criação de bovinos principalmente de Leite, e que podem reduzir o custo de produção e aumentar significativamenter a produção tanto de leite como de carne. ai vai.

ALFAFA
Época: verão (set - out) (mar - abr)
Familia: Leguminosa
Ciclo: Perene
Quantidade de sementes: 15 a 20 kg / ha
Obs: exigente em solos e pouco resistente a doeças, é utilizada normalmente para produção de feno, assim como outras leguminosas deve haver um cuidado especial pois pode provocar timpanismo. o corte deve ser iniciado no inicio da floração deixando um residuo de 6 a 8 cm.

AVEIA
Época: Inverno (mar - abr)
Familia: Graminea
Ciclo: Anual
Quantidade de sementes: 60 kg / ha para aveia preta, 80 kg / ha para aveia branca
Obs. não se adapta em solos muito úmidos, o inicio do corte é feito com 30cm ou com 45 a 60 dias após a semeadura, deixando um residuo de 7 10cm de altura.

AZEVEM
Época: Inverno (mar - mai)
Familia: Graminea
Ciclo: anual
Quantidade de sementes: 20 a 30 kg / ha
Obs:. resiste ao pastoreio e excesso de úmidade, podendo ser manejada para dar ressemeadura natural, o pastejo deve ser iniciado em torno de 20cm de altura deixando residuo de 5 a 10cm.

TREVO BRANCO
Época: inverno (abr - mai)
Familia: Leguminosa
Ciclo: Perene
Quantidade de sementes: 2 kg / ha
Obs: preferencialmente usar em consorciação com aveia e azevem, pois pode causar timpanismo, ainda existe a o~pção do trevo vermelho e vesiculoso. Mantén-se bem por ressemeadura natural e o corte pode ser feito a partir de 20 a 30 cm de altura.

TIFTON, GRAMA BERMUDA E ESTRELA, COASTCROSS
Época: Verão (set - nov)
Familia: Graminea
Ciclo: perene
Plantio através de mudas em sulcos com 15 cm de profundidade
Obs.: são necessários 2,5 ton/ha de mudas, se adaptam melhor em regiões quentes, sendo uma boa opção de consorcio o amendoim forrageiro, fazer o corte a partir de 35 cm deixando residuo de 10 a 15 cm.

HERMÁTRIA
Época: Verão (set-dez)
Familia: Graminea
Ciclo: Perene
Plantio atravé de mudas em sulcos espaçados 50 cm.
Obs.: boa adaptação em solos úmidos, com viabilidade na produção de sementes, o corte é indicado a partir de 15 cm deixando um residuo na faixa de 5 a 6 cm, muito competitiva, na maioria das vezes é consorciada apenas com amendoim forrageiro.

Tais pastagens devem ser utilizadas preferencialmente, para o pastejo dos animais, são boas opções devido ao clima do sul, seja cultivadas de forma indepemdemte ou consorciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário