terça-feira, 8 de junho de 2010

Doenças Metabólicas em Bovinos de Leite

Há muito se sabe que não somente o manejo reprodutivo e produtivo do rebanhos leiteiro, é ponto chave para a atividade, mas também o manejo alimentar, por isso salientamos a necessidade de uma alimentação equilibrada, não somente no que diz respeito a mineralização e utilização de pastagens de boa qualidade.
Deve-se também levar em consideração a idade e o período de desenvolvimento em que o animal se encontra.
Dorém existem algumas enfermidades causadas pela alimentação feita de forma incorreta ou pela sua má qualidade, é o que chamamos de doenças metabólicas.
Destacamos entre elas, hipocalcemia (fevre vitular), cetose, retenção de placenta e edema de úbere, para prevenção delas aconselhamos a utilização de uma dieta mineral com a utilização de sal mineral Pré-parto num período minimo de 30 dias antes do parto (dieta aniônica) seja da vaca em produção ou da novilha de primeira cria.
Existe ainda a possibilidade da utilização de uma formulação de ração com o sal na sua composição para que o animal ainda possa ganhar peso melhorando sua performance reprodutiva.
O conjunto de todos os fsatores relacionados ao manejo é a verdadeira garantia do sucesso na atividade leiteira. Boa sorte e até mais.

Segue abaixo uma formulação de ração equilibrda para utilização na dieta anionica.

50 kg de milho
25 kg de farelo de soja
20 kg de farelo de trigo
5 kg de sal pré-parto

fornecer na proporção de 1% do PV do animal.

2 comentários:

  1. Muito bem escolhido o assunto de sua postagem. É bom esclarecer os produtores quanto a utilização da alimentação correta, principalmente no que diz respeito ao sal mineral, uma vez que nota-se uma certa desconfiança na utilização da linha dos pré-partos. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. pow cara legal o assunto seu ai me ajudou muito pos meu professor disse q era pra mim mesmo formula a ração pos ja dei a materia de nutrição animal so q no lugar da soja coloquei o sorgo por ser mas barato...mas fazendo as contas sai mas eficas comprar a soja devido ser mas rica e ser apenas da vacas

    ResponderExcluir