quarta-feira, 15 de junho de 2011

Povos Indigenas de Santa Catarina

Quandos os primeiros colonizadores chegaram em Santa Catarina, esta terra já era habitada por povos de diversas tribos indigenas, homens q habitavam nossas matas e florestas, e que a exemplo das demais regiões do país tiveram suas terras usurpadas, sendo tratados como animais pelo branco que aqui chegou e tomou posse de suas terras.
Destacamos cinco principais Etnias que ocupavam o estado e que de certa forma através de seus remanescentes habitam mesmo q de forma muy reduzida até hoje.
Os kaigangs que habitavm do extremo oeste até a região serrana avançando por parte do planalto norte e vale do itajai. Os Xoklengs, da região do vale do itajai, onde predominavam as florestas de mata atlântica. O povo Carijó (tupi-Guarani) que dispunham-se em Norte a Sul do Estado por toda nossa costa e litoral. Os Guaranis na região que vai do meio oeste ao extremo e os Sambaquieiros ou indios do Litoral.
Destas castas decendem os mais belos contos, habitos e costumes que após serem mesclados com os habitos de vida trazidos pelas mais de 53 etnias de Imigrantes que chegaram ao estado formam a base peculiar do povo Catarinense.
Porém como no Brasil inteiro nossos índios hoje vivem em completo estado de abandono, situando-se em pequenos redutos nas regiões que outrora caçavam, pescavam, plantavam e realizavam o extrativismo de subsistencia. Esse foi um breve relato com a finalidade de informar que antes de tudo aqui existiam povos, que forjaram o atual perfil do homem catarinense.
Ou como diria Guimarães Rosa: Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?” Opa pirapire ha opa rayhu.

7 comentários:

  1. Mt Bom o Site!
    Mas Eu Qeria saber quais tribos presentes em 2012 aqui em SC...





    Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  2. gostei muito, me ajudou a achar a origem da minha amiga.. >gabrielle<

    ResponderExcluir
  3. muito muito muito legalzinho

    ResponderExcluir
  4. Eu até concordo que os ÍNDIOS, por serem os primeiros moradores da terra amada,tenham nosso respeito.:Mas podem crer,não existe outro jeito é sô uma gestão de tempo. a constituição do nosso pais será para todos os nossos habitantes BRASILEIROS.

    ResponderExcluir
  5. quandos os primeiros : português falecido

    ResponderExcluir