sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nutrição e Sanidade das Plantas

Saiba mais, sobre a finalidade dos macro e micronutrientes no processo de nutrição das plantas, e como são importantes para melhoras a sanidade das mesmas.

Macronutrientes
São aqueles que as plantas consomem em maior quantidade

N – Nitrogênio:
l
labsorvido em maior quantidade formam aminoácidos que se ligam formando proteínas, promove o crescimento, o excesso diminui a resistência

P – Fósforo:
l
l
l
lMenos exigido pelas plantas e mais usado em adubações uma vez que fixa rapidamente no solo o que faz com que a planta não assimile
lPara melhor aproveitamento utilizar adubação verde com leguminosas, onde buscam o fósforo onde as plantas não conseguem
lFortalece a planta, aumenta a produção e a qualidade do produto, já que estimula o crescimento das raízes, dos frutos e sementes.
lFortalece as plantas contra efeitos do frio e da seca armazenando energia, deficiência provoca grãos chochos.

K – Potássio:
l
l
l
lSegundo mais absorvido
lMaior lixiviação
lResponsável pela formação de açúcares e proteínas, controla absorção e perda de água pelas plantas
lÉ responsável pela absorção dos outros nutrientes
l
Aumenta resistência contra pragas e doenças

Cálcio
l
l
l
lNormalmente fornecido com o magnésio no momento da aplicação do calcário no solo
l
lAtua na formação das células das plantas, promovendo absorção de água, aumentando a elasticidade e permeabilidade da parede celular e o aumento da resistência das plantas e frutos contra podridão

Magnésio
l
l
lImportante no processo de fotossíntese, onde a planta usa a luz do sol para produção de energia, sendo que quase sempre existe em quantidade suficiente no solo.
l
l

Enxofre
l
lPromove a formação de proteínas que fazem parte dos grãos.
l
lNas leguminosas ajuda as bactérias das raízes, que vivem em simbiose com a planta a fixarem o nitrogênio do ar no solo.
l

Micronutrientes
l
lConsumidos em menor quantidade, são importantes para o bom desenvolvimento das plantas, dependem da ação de microorganismos para se tornarem assimiláveis.
lOs principais são: boro, molibdênio, zinco, ferro, manganês. cobre, cloro e cobalto.
l
Juntos, aumentam a resistência física das plantas, tornando folhas e ramos mais rígidos, melhoram desenvolvimento de raízes e fixação de nitrogênio nas plantas por bactérias, influenciam na produção de hormônios de crescimento e formação de clorofila, aumentam a resistência das plantas

Fonte de micronutrientes
l
l
l
lSe for realmente constatado a necessidade de complementação de minerais, essa pode ser feita utilizando, cinzas, pó de basalto, fosfatos naturais, calcário e farinha de ossos.
l
O solo é capaz de fornecer esses micronutrientes, porem mantém relação direta com a atividade biológica, que por sua vez depende de matéria orgânica disponível.

Cobertura morta de solo

Olá dentre as praticas recomendadas de manejodo solo no cultivo de orgânicos, está a utilização de cobertura morta.
Mas, pouca gente sabe no que consiste, vamos aprender um pouco mais.
lCobertura Morta pode ser feita com restos culturais (restevas) deixadas durante a colheita ou adicionada ao solo no pré e pós plantio, (restos de capina, poda desbastes e roçadas)
l
lAs plantas daninhas competem com as culturas pelos recursos do ambiente. A competição é a luta que se estabelece entre a cultura e as plantas de outras espécies existentes no local, principalmente por água, luz e nutrientes. A necessidade de impedir a competição entre as culturas e espécies que ocorrem naturalmente (vegetação de cobertura) existe desde que o homem passou a cultivar seu alimento. A competição afeta negativamente a quantidade e a qualidade da produção. A importância da competição é maior em situações que envolvam solos com baixa fertilidade, pouco profundos e com baixa disponibilidade de água.