segunda-feira, 14 de junho de 2010

Espécies Forrageiras para o Sul do Brasil

A alimentação de bovinos sempre foi e sempre será um dos maiores desafios da pecuária, não só em Santa catarina, como em todo Brasil.
Para tanto estamos disponibilizando a relação e alguns dados técnicos sobre algumas espécies forrageiras para serem utilizadas na criação de bovinos principalmente de Leite, e que podem reduzir o custo de produção e aumentar significativamenter a produção tanto de leite como de carne. ai vai.

ALFAFA
Época: verão (set - out) (mar - abr)
Familia: Leguminosa
Ciclo: Perene
Quantidade de sementes: 15 a 20 kg / ha
Obs: exigente em solos e pouco resistente a doeças, é utilizada normalmente para produção de feno, assim como outras leguminosas deve haver um cuidado especial pois pode provocar timpanismo. o corte deve ser iniciado no inicio da floração deixando um residuo de 6 a 8 cm.

AVEIA
Época: Inverno (mar - abr)
Familia: Graminea
Ciclo: Anual
Quantidade de sementes: 60 kg / ha para aveia preta, 80 kg / ha para aveia branca
Obs. não se adapta em solos muito úmidos, o inicio do corte é feito com 30cm ou com 45 a 60 dias após a semeadura, deixando um residuo de 7 10cm de altura.

AZEVEM
Época: Inverno (mar - mai)
Familia: Graminea
Ciclo: anual
Quantidade de sementes: 20 a 30 kg / ha
Obs:. resiste ao pastoreio e excesso de úmidade, podendo ser manejada para dar ressemeadura natural, o pastejo deve ser iniciado em torno de 20cm de altura deixando residuo de 5 a 10cm.

TREVO BRANCO
Época: inverno (abr - mai)
Familia: Leguminosa
Ciclo: Perene
Quantidade de sementes: 2 kg / ha
Obs: preferencialmente usar em consorciação com aveia e azevem, pois pode causar timpanismo, ainda existe a o~pção do trevo vermelho e vesiculoso. Mantén-se bem por ressemeadura natural e o corte pode ser feito a partir de 20 a 30 cm de altura.

TIFTON, GRAMA BERMUDA E ESTRELA, COASTCROSS
Época: Verão (set - nov)
Familia: Graminea
Ciclo: perene
Plantio através de mudas em sulcos com 15 cm de profundidade
Obs.: são necessários 2,5 ton/ha de mudas, se adaptam melhor em regiões quentes, sendo uma boa opção de consorcio o amendoim forrageiro, fazer o corte a partir de 35 cm deixando residuo de 10 a 15 cm.

HERMÁTRIA
Época: Verão (set-dez)
Familia: Graminea
Ciclo: Perene
Plantio atravé de mudas em sulcos espaçados 50 cm.
Obs.: boa adaptação em solos úmidos, com viabilidade na produção de sementes, o corte é indicado a partir de 15 cm deixando um residuo na faixa de 5 a 6 cm, muito competitiva, na maioria das vezes é consorciada apenas com amendoim forrageiro.

Tais pastagens devem ser utilizadas preferencialmente, para o pastejo dos animais, são boas opções devido ao clima do sul, seja cultivadas de forma indepemdemte ou consorciadas.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cuidados Com a Bezerra

O futuro da nossa criação depende única e exclusivamente dos cuidados que temos com nossos animais desde seu nascimento.
Portanto para que a nossa bezerra possa se tornar uma grande produtora de leite, devemos nos assegurar que todas as medidas necessárias foram tomadas desde o parto.
Todo este trabalho é realizado, para que o pequeno animal possa ser desmamado o mais cedo possível a partir de sessenta dias (desmama precoce), para que o animal cresça forte e que venha a ter seu primeiro parto aos 24 meses para novilhas Holandesas e 22 meses para novilhas Jersey.
Além das Práticas de fornecimento de colostro após o nascimento, corte e desinfecção do umbigo, extirpação das tetas extras a partir de 30 dias e descorna com 60 dias, o cuidado com a alimentação é fundamental, onde sugerimos o seguinte esquema de alimentação a seguir:

Nascimento até o 5 dia de idade:
Fornecer 2l de colostro 3x ao dia e água a vontade

6 dia de idade até 2 meses de idade:
Fornecer 2l de leite 2x ao dia, água e concentrado a

2 meses até 4 meses de idade:
Desmamar e fornecer volumoso de boa qualidade assim como aguá a vontade e concentrado peletizado na quantidade 2,0kg

4 meses até 1 ano de idade:
Fornecer volumoso de boa qualidade podendo complementar com a utilização de feno e silagem, além de água a vontade e concentrado na quantidade de 2,5 kg

Acima de 1 ano de idade:
Fornecer água e volumoso de boa qualidade além de silagem e feno, dispensando o uso de concentrado

Obs.: a silagem pode ser fornecida a partir dos 4 meses de idade somente

Com boa vontade e alguns cuidados certamente obteremos êxito em nossa atividade.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Doenças Metabólicas em Bovinos de Leite

Há muito se sabe que não somente o manejo reprodutivo e produtivo do rebanhos leiteiro, é ponto chave para a atividade, mas também o manejo alimentar, por isso salientamos a necessidade de uma alimentação equilibrada, não somente no que diz respeito a mineralização e utilização de pastagens de boa qualidade.
Deve-se também levar em consideração a idade e o período de desenvolvimento em que o animal se encontra.
Dorém existem algumas enfermidades causadas pela alimentação feita de forma incorreta ou pela sua má qualidade, é o que chamamos de doenças metabólicas.
Destacamos entre elas, hipocalcemia (fevre vitular), cetose, retenção de placenta e edema de úbere, para prevenção delas aconselhamos a utilização de uma dieta mineral com a utilização de sal mineral Pré-parto num período minimo de 30 dias antes do parto (dieta aniônica) seja da vaca em produção ou da novilha de primeira cria.
Existe ainda a possibilidade da utilização de uma formulação de ração com o sal na sua composição para que o animal ainda possa ganhar peso melhorando sua performance reprodutiva.
O conjunto de todos os fsatores relacionados ao manejo é a verdadeira garantia do sucesso na atividade leiteira. Boa sorte e até mais.

Segue abaixo uma formulação de ração equilibrda para utilização na dieta anionica.

50 kg de milho
25 kg de farelo de soja
20 kg de farelo de trigo
5 kg de sal pré-parto

fornecer na proporção de 1% do PV do animal.

domingo, 6 de junho de 2010

Como Cuidar da sua Horta

Seja para produção comercial ou apenas para o próprio consumo, a horticultura é uma atividades agrícolas mais práticadas em todo o mundo, e como tal, sofre principalmente com o ataque de pragas e doenças.
Elas podem ocorrer devido um desequilibrio nutricional que reduz, a resistência das plantas, por desequilibrio ecológico da área, e ainda pela utilização de mudas e sementes suceptiveis, de qualquer forma são sempre uma preocupação.
Para tanto hoje existem muitas receitas de produtos caseiros, com baixa ou nenhuma toxicidade, que podem controlar o ataque de pragas. como a receitinha a seguir.

Pegue 200g de fumo em rolo, 200g de sabão de coco ou neutro, pique tudo e deixe diluir em 1 litro de água por 24 hr, depois coe e acrescente em mais 19 litros de água, está pronto aplique sobre as plantas atacadas, é um exelente inseticida e ajuda a controlar as lagartas.

Com receitas como estas e outras que ensinaremos sua horta estará sempre protegida e muito bonita.