sexta-feira, 31 de julho de 2009

Rendas de Bilro



A renda de bilro surgiu no século XV, na Itália. Anos depois, a arte do rendado chegou à França invadindo a Corte do Rei Luís XIV e os centros produtores de Portugal. Com a colonização portuguesa, esta arte chegou ao Brasil. Hoje, devido à forte presença açoriana em Santa Catarina, as mulheres que "trocam bilros" (batem os pauzinhos) concentram-se na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

A avenida das rendeiras como ficou sendo conhecida devido a intensidade, de rendeiras que trabalhavam, é o caminho para quem vai as prais do leste, destacamos a praia da Joaquina como ponto referencial.

Hoje porém, esta atividade tem perdido espaço, sendo praticada por poucas rendeiras, que ainda cultivam esta arte, e que ao mesmo tempo temem que desapareça, pelo não surgimento de novas rendeiras.

Acreditamos, que esta atividade simbolo da ilha será perpetuada, ja que é um dos grandes atrativos turisticos do litoral Catarinense.

terça-feira, 21 de julho de 2009

VIII Encontro Brasileiro de Jovens Tradicionalistas


Neste final de semana de 24 à 26 de julho estará acontecendo em Florianópolis o VIII Encontro da Juventude Tradicionalista da CBTG, que tem por finalidade promover a integração do jovem com suas origens, além de difundir as raízes do tradicionalismo, promovendo o estreitamento das relações sociais existentes em todos os aspectos histórico-sociais que abragem a tradição gaúcha.

Durante o evento, serão realizadas palestras, seminários e uma olimpíada tradicionalista, além de uma grande tertúlia de comfraternização, com o intuito de estreitar os laços de amizade entre tradicionalistas de todos os cantos do país e desenvolver no jovem o sentimento de valorização de sua cultura e o seu desenvolvimento como ser humano.

Segue abaixo a programação:

Convidados de Honra

Dorvilio José Calderan – Presidente da CBTG

Itamar Sebastião Mattos – Presidente do MTG/SC

Odacir Zonta – Deputado Federal

Luiz Henrique da Silveira – Governador do Estado de Santa Catarina

Gilmar Knaesel – Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina

Dário Elias Berger – Prefeito Municipal de Florianópolis

Djalma Vando Berger – Prefeito Municipal de São José

Organização

Danúbia Kulba da Silva – 1ª Prenda da CBTG

Allan Sievert – 1º Peão Tradicionalista da CBTG

Danielle Amorim Silva – 1ª Prenda Adulta do MTG/SC

Celívio Holz – Diretor Cultural da CBTG

Adyva Stein Holz – Assessora Cultural da CBTG

Colaboração

Prendas e Peões Tradicionalistas da CBTG

Prendas e Peões dos MTG’s e Federações que compõem a CBTG

Informações

Data

24, 25 e 26 de julho de 2009

Local

Hotel Itaguaçu

Av. Ivo Silveira, n.º 3.861

Bairro Capoeiras – Florianópolis – Santa Catarina

http://www.hotelitaguacu.com.br

Contatos

– Danúbia: (48) 9121-0117 – danubiakulba@hotmail.com

– Allan : (47) 9112-0235 – allansievert@hotmail.com


Encontro Brasileiro de

Jovens Tradicionalistas

(VIII Encontro da Juventude

Tradicionalista da CBTG)



“Temos as mãos, o sentimento do mundo e a certeza

de que o jovem não é o amanhã, ele é o agora.”

24, 25 e 26 de julho de 2009

Florianópolis – Santa Catarina

Convite

É com imensa satisfação que a CBTG – Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, o MTG/SC – Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina, a 1ª Prenda e Diretora do Departamento Jovem da CBTG, Srta. Danúbia Kulba da Silva, o 1º Peão Tradicionalista e Diretor do Departamento Jovem da CBTG, Sr. Allan Sievert, e a 1ª Prenda Adulta do MTG/SC, Srta. Danielle Amorim Silva, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do Encontro Brasileiro de Jovens Tradicionalistas (VIII Encontro da Juventude Tradicionalista da CBTG), a realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2009, no Hotel Itaguaçu, em Florianópolis, Santa Catarina.

O evento é uma iniciativa do Departamento Jovem e do Departamento Cultural da CBTG, e tem por objetivos resgatar e preservar os valores e a real filosofia da cultura tradicionalista gaúcha; unir os jovens tradicionalistas, com o intuito de fortalecer cada vez mais a nossa tradição; descobrir potencialidades para liderança e incentivar a formação de líderes; proporcionar um intercâmbio cultural entre os MTG’s e Federações que compõem a CBTG, e tradicionalistas em geral; e orientar e trocar experiências com os jovens que integrarão os Departamentos Jovens dos seus MTG’s ou Federações.

A participação de todos os MTG’s e Federações do Brasil é de fundamental importância para o fortalecimento do valor à cultura tradicionalista gaúcha.

Danúbia Kulba da Silva

1ª Prenda e Diretora do Departamento Jovem da CBTG

Allan Sievert

1º Peão Tradicionalista e Diretor do Departamento Jovem da CBTG

Danielle Amorim Silva

1ª Prenda Adulta do MTG/SC

Celívio Holz

Diretor Cultural da CBTG

Adyva Stein Holz

Assessora Cultural da CBTG

Programação

24 de julho de 2009 (sexta)


18:00

Recepção e credenciamento.

20:00

Solenidade de abertura.

21:30

Jantar.


25 de julho de 2009 (sábado)


07:00

Café da manhã.

08:00

Saída para o passeio: “Tour pelo Centro Histórico de São José e pela Ilha de Santa Catarina”.

12:00

Almoço no Hotel Itaguaçu.

14:00

Início das atividades.

Palestra: “Motivação Interativa”, com Ainor Lotério.

15:00

Palestra: “Visão do Tradicionalismo Gaúcho no Brasil e no Mundo”, com Celívio Holz (Diretor Cultural da CBTG).

16:00

“Coffee break”.

17:00

Dinâmica em grupo, com Danúbia Kulba da Silva (1ª Prenda e Diretora do Departamento Jovem da CBTG) e Allan Sievert (1º Peão Tradicionalista e Diretor do Departamento Jovem da CBTG).

18:00

Intervalo.

19:30

Jantar.

20:30

Olimpíada tradicionalista (com tertúlia livre após a olim-píada).


26 de julho de 2009 (domingo)


08:30

Café da manhã.

09:30

Reinício das atividades.

Palestra: “Sustentabilidade Econômica do Movimento”, com Wilson Porto (Diretor Geral da CBTG).

10:30

Olimpíada tradicionalista (continuação): apresentação do grupo indicado no sábado.

11:00

Solenidade de encerramento – momento de confraterni-zação.

12:00

Almoço.


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Agricultura Familiar Catarinense


Não é de hoje que sabemos que o Estado de Santa Catarina, em sua quase totalidade, é formado por levas de familias de colonos, oriundos de diversos países e regões do país, e que até hoje a agricultura do estado se baseia no uso de mão de obra familiar.

Falo das pequenas propriedades rurais, onde a força de trabalho empregada é a da familia, pai, mãe e filhos, utilizam na sua maioria tecnicas já ultrapassadas, muitas delas ainda rudimentares, com grande emprego do trabalho braçal e uso de força de tração animal.

Porém, nos últimos anos essa realidade tem se modificado de forma gradativa e linear, através de varios projetos de valorização da agricultura familiar, através de cursos de profissionalização de entidades Federais e Estaduais, entre as quais destaco EPAGRI, SENAR e CIDASC, além dos projetos Casas Familiares Rurais e doMar, levando nossas familias rurais a bterem condições de permanecerem na atividade agricola e com isso conseguirem melhores condições de vida e impulsionarm a economia do Estado através da agropecuária.

Agricultura Familiar Catarinense uma atividade de sucesso.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O Melhor Festival de Danças do País é Aqui

Comtemplamos de 15 à 25 de julho de 2009, o 27º Festival de Danças de Joinville, onde os melhores grupos e companhias de dança do mundo marcarão presença.

Praticamente todos os ingressos para o festival já foram vendidos, principalmente para a noite dos campeões, que sempre é um grande espetáculo, já que não se sabe quem serão os grupos dentro das diversas modalidades disputadas, que farão suas apresentações.

Destacamos as apresentações em Palco Aberto, distribuidos por diversos pontos da cidade, um epetáculo a parte de forma gratuita para o público, que não pode comprar os ingressos, ou não dispõe de tempo para assistir as apresentações.

Temos ainda, o sempre belo e fenomenal anfitrião, a Escola do Ballet Bolshoi no Brasil, que pude ter a honra de prestigiar uma celebre apresentação durante o FIMC em Florianópolis, à participação inédita do Grupo Francês de Street Dance S´poat, além das oficinas, seminários, feiras, cursos e mostras de dança contemporânea que acontecerão durante o evento.

Vale a pena conferir, pois toda a graça e beleza da dança mundial, estará aqui no nosso Estado, para deleite de todos.

Segue abaixo a programação do Festival

Noite de abertura: 16 de julho, 20h, no palco principal do Centreventos Cau Hansen - apresentação de espetáculo com companhia de dança convidada.

Mostra Competitiva: 17, 18, 19, 21, 22, 23, 24 e 25 de julho, 19h, no palco principal do Centreventos Cau Hansen - apresentação de espetáculo com grupos e escolas de dança, nos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Populares e Dança de Rua.

Noite de Gala: 20 de julho, 20h, no palco principal do Centreventos Cau Hansen - apresentação de espetáculo com companhia de dança convidada.

Noite dos Campeões: 26 de julho, 20h, no palco principal do Centreventos Cau Hansen - apresentação de espetáculo com os grupos e escolas de dança classificados em primeiro lugar na Mostra Competitiva.

Palcos Abertos: de 17 a 26 de julho, em diversos horários e cerca de 15 diferentes locais (praças, bairros, hospitais, indústrias, centros comerciais, entre outros) - espetáculos gratuitos realizados por grupos e escolas de dança inscritos no Festival.

Mostra de Dança Contemporânea: 17 a 20 de julho, 22h, no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen) - apresentação de espetáculos com companhias de dança convidadas.

Encontro das Ruas: 19 e 20 de julho, das 11 às 18 horas,- programação envolvendo atividades como Batalhas de B-Boys, Free Style, poping, loking, MC's, Mostra de Grafite, workshops e debates.

Meia Ponta: 21 e 22 de julho, 14h e 16h e dia 23 de julho às 15h, no Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen) - mostra infantil não competitiva, com apresentação de grupos e escolas de dança, nos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Sapateado, Jazz, Danças Populares e Dança de Rua.

Seminários de Dança: 24 a 26 de julho, das 9h às 17h, - evento destinado ao público acadêmico e aos participantes do Festival com participação de doutores, mestres e pesquisadores em dança de diversas regiões do Brasil.

Curso e Oficinas: de 20 a 25 de julho, em diversos horários e locais - programação com mais 35 cursos e 2 mil vagas em aulas destinadas a estudantes e profissionais de dança.

Dança Comunidade: de 20 a 25 de julho - programação didática e social destinada a jovens de bairros da periferia de Joinville, com cerca de 120 vagas.

Feira da Sapatilha: de 16 a 26 de julho, das 10 as 23 horas, no Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos Cau Hansen) - participação de mais de 70 expositores, entre os quais estão as principais marcas de produtos de dança do Brasil, além estantes institucionais e de artesanato regional. A feira oferece ainda Espaço Literário, Praça de Alimentação e um Palco Aberto para apresentações dos grupos e escolas de dança, inscritos no Festival.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Vivendo Florianópolis


Situada no centro-leste do Estado de Santa Catarina, Florianópolis é considerada a Capital Turistica, do Mercosul.

Encontra-se na Ilha de Santa Catarina, banhada pelo Oceano Atlântico, é uma região de belezas naturais raras, onde juntamente com a região continental formam um conjunto de 100 praias, algumas praticamente intocadas e desertas.

É a capital brasileira com maior indice de desenvolvimento humano, segundo relatório da ONU, e a quarta cidade brasileira em qualidade de vida.

Seus primeiros habitantes foram os índios carijós de origem tupi-guarany, mas existem registros de povoamento de civilizações dos sambaquis datadas de 4800 a.C..

Seu maior cartão postal é a Ponte Hercilio Luz, a primeira forma de ligação da ilha com o continente. Florianópolis abriga hoje uma populaçõ de cerca de 400 mil habitantes.

Seu primeiro nome foi Ilha de Santa Catarina, depois quando passou a categoria de vila foi chamada de Nossa Senhora do Desterro, até tornar-se cidade onde passou a chamar-se Desterro, após o Fim da Revolução Federalista de 1894, Hercilio Luz mudou o nome para Florianópolis em homenagem ao Presidente Floriano Peixoto.

saiba mais...